quinta-feira, 29 de maio de 2008

O Hidróxido de Cálcio na medicina dentária

Hidróxido de cálcio, também conhecido por cal hidratada, cal apagada ou leite de cal, é um Composto químico de fórmula Ca(OH)2.
O hidróxido de cálcio é um composto que se forma devido à reacção de um sal ácido com soda caustica, um sólido de cor branca, inodoro e pouco solúvel em água.
É um composto estável a temperatura ambiente, o que pode ocorrer é que certos processos industriais que são usados para fabricação de grandes quantidades, não eliminam certas impurezas e este produto químico pode apresentar cores ligeiramente diferentes devido às impurezas.
O pH do hidróxido de cálcio é aproximadamente 12,8.
O hidróxido de cálcio actua como barreira dentina, com actividade antibacteriana, quando aplicada como medicação no interior do canal que se quer tratar, esta substância altera o metabolismo enzimático das bactérias.
As suas propriedades antimicrobiais e propriedades de mineralização, que são intrínsecas à dissociação e difusão de cálcio e iões hidrolíticos. O efeito de pH no transporte de nutrientes e componentes orgânicos pela membrana citoplasmática determina a sua acção tóxica em bactérias.



Sem comentários: